A mineração sempre esteve presente na vida dos idealizadores da Cooperativa Fênix Agromineral.
De formação militar, Anailda Silva Cabral, atual CEO da Cofam, foi uma das poucas mulheres autorizadas a entrar no garimpo de Serra Pelada, naquela época como Policial Militar à serviços da segurança de artista que performariam shows para o público local na icônica Vila.
Desde essa época, encantou-se com a mineração, quando decidiu que seu futuro seria desenvolver exploração mineral. Em meados de 2010, ainda sem recursos para colocar em prática seu sonho, dentre muitas dificuldades existentes na mineração, viajou por anos, pesquisando e vivenciando o dia a dia da atividade na região Norte e Nordeste do Brasil, conhecendo de perto, as inúmeras riquezas minerais do país.
Com vasta experiência e conhecimento prático, resolveu no ano de 2019 desenhar e desenvolver o sonho da mineração juntamente com parceiros que conhecerá na longa estrada da via, fundando assim a Cooperativa Fênix Agromineral, ora situada no principal polo garimpeiro, que de outras épocas já conhecia, o garimpo da Serra Pelada, em Curionópolis – PA.
Com o passar dos anos, associada a força e ao sonho dos parceiros cooperados da Cofam, resolveram então marcar presença forte nas mais distintas regiões do País. Atualmente a Cooperativa Fênix Agromineral conta com mais de 300.000,00 hectares de subsolos requeridos, na região norte e nordeste, no qual executa através de procedimentos técnicos regulamentados, as mais distintas técnicas de prospecção mineral, com o objetivo de alcançar eventualmente, a depender da viabilidade técnico-econômica, a fase de exploração mineral.
Com presença em 05 estados brasileiros, a Cofam prospecta inúmeros recursos minerais, tais como minério de ouro, cobre, manganês, ferro, estanho, paládio, terras raras além de pedras preciosas.
A Cofam, seus associados e demais participantes, entendem que o desenvolvimento do setor mineral passa pela adoção de técnicas sejam sustentáveis e garantam o futuro das próximas gerações. Desta forma, os horizontes prósperos só serão possíveis a partir de ações no hoje, no dia a dia.